Inspeções Extraordinárias
Inspeção Técnica Ocasional
O que é uma Inspeção Extraordinária?
As inspeções extraordinárias destinam-se a identificar ou a confirmar ocasionalmente as condições de segurança dos veículos, em consequência da alteração das suas características, por acidente ou outras causas, cujos elementos do quadro e ou direção, da suspensão ou da travagem tenham sido gravemente afetados, não permitindo, por esse motivo, que os veículos possam deslocar-se pelos seus próprios meios em condições de segurança.
Nas inspeções extraordinárias, para identificação ou verificação das condições técnicas, procede-se às observações e verificações da mesma forma que numa inspeção periódica obrigatória, com especial incidência nos elementos a identificar ou a verificar, sempre que possível sem desmontagem.
Nas inspeções extraordinárias deve ser emitida a respetiva ficha de inspeção periódica, sempre que o veículo se encontre dentro da periodicidade estabelecida, sem alteração da mesma.
O certificado Modelo 113 nas inspeções extraordinárias tem a validade de 90 dias.
Sabia que
Os veículos sujeitos a inspeção extraordinária para identificação ou verificação das suas condições de segurança não podem ser repostos em circulação antes de serem aprovados na respetiva inspeção, salvo deslocação para o centro de inspeção mais próximo. Podem ainda circular temporariamente desde que o seu condutor seja portador de documento de substituição dos documentos apreendidos, emitido pela autoridade fiscalizadora competente.
Documentos a apresentar
- Livrete e Título de Registo de Propriedade, Documento Único Automóvel ou Certificado de matrícula (caso os documentos estejam apreendidos os mesmos podem ser substituídos por um documento de substituição devidamente validado)
- Ficha da última inspeção efetuada (se aplicável)
- Documentação específica relacionada com a inspeção em causa (aplicação de películas, por acidente, por transformação, outros motivos)
Inspeções Periódicas
Inspeção Técnica Obrigatória
Visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança.
Inspeções Facultativas
Inspeção Técnica Voluntária
Verificação das condições de funcionamento e de segurança do equipamento e dos veículos.
Inspeções para Matrícula
Inspeção Nova Matrícula
Atribuição de nova matricula e a verificação das caraterísticas de funcionamento e de segurança.
Reinspeções
Inspeção após Reprovação
Quando não se confirma a manutenção das boas condições de funcionamento e segurança do veículo.